O universo criado por George Lucas é até hoje tem um imenso potencial de material a ser trabalhado. Alguns longas aproveitaram melhor que outros. Confira:
11. A Ameaça Fantasma
Bom, o filme é muito ruim, não tem muito mais o que dizer. George Lucas começava a segunda trilogia realizada do universo de Star Wars, e começava pisando em ovos. Com um roteiro didático demais e personagens mal compreendidos e desenvolvidos, como o Jar Jar Binks. Contudo, o filme trouxe um avanço tecnológico e colocou um visual interessante a franquia.
10. A Ascensão Skywalker
Não existe dúvidas que o mais novo filme da franquia, atualmente em cartaz nos cinemas de todo o país, é uma decepção e das grandes. Por mais de o filme ter bons momentos, e atuações deslumbrantes, o longa traz problemas estruturais e incoerências com os demais filmes da franquia. Por mais de uma bonita homenagem a Carrie Fischer, a eterna Princesa Leia, sua participação fica deslocada do restante do filme. O retorno do Palpatine, o grande vilão da trilogia original e prequel, aparece de uma maneira estranha e duvidosa. Os desfechos forçados, e personagens mal aproveitados. Por mais de boas cenas de ação, o filme não dá um final digno a uma das maiores franquias cinematográficas.
9. Han Solo
O filme teve inúmeros problemas de pré, produção e de pós e isso implicou em um roteiro com erros, um ritmo arrastado, e nos efeitos, o clichê já conhecido. Contudo, o filme tem um elenco razoavelmente bom, com destaque ao seu protagonista Alden Ehrenreich, e coloca um humor necessário ao personagem do Han Solo.
8. O Despertar da Força
O filme é bom, porém é uma cópia idêntica ao clássico "Uma Nova Esperança", fazendo deste um filme sem criatividade, sem originalidade, sem a coragem de arriscar e criar uma história fantástica em um universo que tinha material para isso.
7. Ataque dos Clones
Bom, esse filme já foi mais focado em cenas de ação, aventura. Aproveitaram muito bem as batalhas Jedi e a presença de seus sabres de luz. Contudo, uma péssima construção do romance entre Anakin e Padmé, baseada em um péssimo diálogo de George Lucas, com a falta de química de Hayden Christensen com sua parceira. O destaque desse filme acaba recaindo em Ewan McGregor e na construção das manobras políticas de Palpatine.
6. Rogue One
Spin Off para a trilogia clássica que tinha a árdua tarefa de mostrar com os rebeldes conseguiram os planos da Estrela da Morte. Um ótimo visual mais sombrio e com cenas de lutras mais fortes e violentas. Contudo, por mais de ter um elenco de nome, a atriz Felicity Jones coloca uma protagonista morna.
5. Os últimos jedis
Está aqui um que muita gente vai discordar, mas não podemos negar que este é o filme mais ousado, desde que a Disney comprou a LucasFilms. Rian Johnson dirige com maestria e coloca finalmente um pouquinho de originalidade dentro da franquia. É interessante como o filme consegue mesmo tendo algumas similaridades com "O Império Contra-Ataca", o filme consegue fugir da fórmula já gasta, e trazer até críticas e dúvidas em relação a tudo o que já havia sido construído dentro da mitologia jedi. O filme ainda traz um excelente desenvolvimento para Luke Skywalker, e coloca uma curiosidade em Rey e Ben Solo.
4. O Retorno de Jedi
Sendo o último filme da trilogia original, e também o mais fraco entre os três filmes. Mas mesmo assim, o desfecho de George Lucas coloca ótimas cenas de ação, aproveita a química de Leia e Han Solo, e ainda dá um final digno ao maior vilão já visto no cinema, Darth Vader. Esse era o final perfeito para a franquia, algo que o novo filme não conseguiu trazer.
3. A Vingança dos Sith
Mesmo a trilogia prequel sendo muito criticada, não podemos negar que o terceiro e último filme dessa trilogia é excelente. É o filme que mais se arriscou na franquia, sendo o mais sombrio e pesado. Conta com ótimas cenas de luta, principalmente as conduzidas pelos Jedi Kenobi, Windu, Yoda e claro, o grande vilão da trilogia Palpatine. O filme acompanha a transformação de Anakin em Darth Vader, a subida do poder de Palpatine de Supremo Chanceler para Imperador, a queda dos Jedi. É um filme com um discurso de poder, e manobras políticas.
2. Uma Nova Esperança
O filme original, o que deu forças para um imenso universo expandido surgisse depois. "Uma nova Esperança" foi o primeiro filme da franquia, e foi em 1977. George Lucas bebe na clássica teoria da jornada do herói no seu roteiro, e com seus especiais revolucionou o cinema da época. E tudo deu certo devido a seus excelentes personagens: Han Solo, Luke Skywalker, Leia Organa e o grande Darth Vader.
1. O Império Contra-Ataca
O segundo filme da trilogia original, e sem dúvidas, o melhor filme da franquia. Se muitos filmes pecam em suas continuações, George Lucas conseguiu entregar uma das melhores continuações do cinema hollywoodiano. O filme mostra um excelente desenvolvimento de personagens e coloca um roteiro maduro e completo em sua dramaticidade.
Comentários
Postar um comentário