Pular para o conteúdo principal

Resenha: "M - O Vampiro de Dusseldorf"


   “M- O vampiro de Dusseldorf” é um longa de 1931, dirigido por Fritz Lang. É considerado um dos primeiros filmes sonoros bem-conceituado de sua época e que utiliza o som como elemento narrativo para contar a história de um longa alemão de suspense e crime. 
M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) FILME ONLINE | Cinema Livre
     Conta a seguinte trama: a vila alemã de Dusseldorf enfrenta, com pânico, um serial killer que sequestra e mata crianças sem deixar nenhuma pista. Por isso, a polícia se vê obrigada a aumentar os esforços para capturar o cruel assassino. Desta forma, a máfia local observa seus negócios serem atrapalhados e fica preocupada com a grande quantidade de policial investigando a vila, e decide acabar com o serial killer com suas próprias mãos.
O serial killer é interpretado por Peter Lorre, que consegue realizar um excelente trabalho e prende a atenção do telespectador. Uma coisa interessante de seu personagem é que sempre que o assassino estava tomado por impulsos homicidas, ele assobiava a canção “In the Hall of the Mountain King”, de uma maneira que promove um estranhamento e passa um suspense. Para conquistar as crianças, ele comprava presentes ou doces e só depois realizava o terrível ato. É possível perceber na construção do personagem de Lorre que o assassino tem traços psicóticos. Os seus olhos demonstram muitas emoções. Ele é ameaçador e ao mesmo tempo, é medroso.
Em Defesa dos Filmes Clássicos: "M. O Vampiro de Dusseldorf ...
.     O longa de Lang traz traços do expressionismo alemão, como por exemplo o uso da escuridão e de sombras em demasia (ex: o uso da sombra do assassino em algumas cenas, entre outros). O ar sombrio, os elementos do cinema expressionista e do cinema noir também contribuem para gerar uma atmosfera de suspense que consegue prender a atenção do telespectador do início ao fim.
Uma curiosidade, é que “M” foi baseado em um caso verídico do serial killer Peter Kuerten. É importante lembrar que por mais de no filme o serial killer ser um infanticida, Peter Kuerten não era.
Fritz Lang com esse filme, acaba prevendo e criticando o Nazismo, como este regime apresentaria problemas e do mesmo jeito que ele caçaria, ele será caçado. A metáfora do gato vira rato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2 anos de Livros e Filmes tudo junto e misturado!

2 anos atrás, fundávamos  “LIVROS E  FILMES TUDO JUNTO E MISTURADO! ” ,  que tinha o objetivo de informar e trazer curiosidades sobre livros, séries, filmes e sobre o mundo do cinema. Tudo isso só aconteceu pelo  apoio e participação de vocês no blog  e na nossa página do Facebook.  Agradecemos por vocês nos  prestigiarem,sempre. Equipe: Livros e Filmes tudo junto e  misturado! Veja nossa homenagem:

3 comédias românticas com a Sandra Bullock

28 dias   Sandra Bullock é a rainha das comédias românticas. 28 dias está disponível no Netflix e no Google play. Sinopse: Gwen Cummings, uma bem-sucedida escritora de Nova York, é presença frequente nas festas. Mas tudo muda quando ela e o namorado ficam bêbados e pegam a limusine do casamento de sua irmã batem com o carro em uma casa. Depois disso, Gwen é obrigada, pelo juiz, a ir para uma clínica de reabilitação.  Amor à Segunda Vista  Hugh Grant, o gala de Hollywood e Sandra Bullock, a namoradinha da América, se juntam nessa comédia romântica disponível no Netflix.  Sinopse: A dedicada advogada Lucy Kelson vai trabalhar para o bilionário George Wade como parte de um acordo para preservar um centro comunitário. Muito indeciso, George fica dependente da orientação de Lucy para tudo, desde assuntos jurídicos até que roupa usar. Irritada, Lucy pede as contas, começa a cumprir aviso prévio e contrata June Carter como sua substituta. Quando seus ...

51 dias para o Natal!

O que aconteceu no Natal do Mickey      A mais famosa estrela da Disney brilha em um pedaço fascinante e mágico do cinema, que certamente vai se tornar um novo clássico. Mickey, Minnie e seus famosos amigos Pateta, Donald, Margarida e Pluto lembrar o último Natal juntos nestes três lendas maravilhosas. Sobrinhos do famoso Donald: Huey, Dewey e Louie sonho que todos os dias é Natal. Eu quero tantas forças que seu desejo seja cumprido. Na manhã seguinte, retorna para o Natal, os dias passam e ainda o Natal até acabar entediado e começar a ver o outro significado do Natal, e não apenas presentes e brinquedos, mas também de amor, amizade e carinho. Pateta e lendas Max reviver divertir juntos. Um Natal havia perdido a ilusão de que Papai Noel existe, porém ficará surpreso quando na véspera de Natal recebeu a visita do verdadeiro Papai Noel que fará com que os Natais ser intransponível. Minnie e Mickey vai perceber que é mais importante para desfrutar de uns aos outros n...